BABALORIXÁ ERICK WOLFF∞ DE OXALÁ

BABALORIXÁ ERICK WOLFF∞ DE OXALÁ


Erick Wolff babalorixá, escritor, pesquisador e influencer, fundador do Ilê Axé Nagô Kóbi (1989), segmento genuinamente afro-brasileiro.

Sua carreira está associada a religiosidade orixaísta e afro-sul, incentivando a cultura e o estudo, apoiando a identidade dos Povos de Terreiros, resgate e preservação da religião Batuque do Rio Grande do Sul.


TRAJETÓRIA DO BABALORIXÁ ERICK WOLFF∞ DE OXALÁ

O Babalorixá Erick Wolff∞ de Oxalá em 1979, começou a frequentar a Umbanda no Templo Aldeia de Oxosse, zona sul de São Paulo.

Em 1980, Erick começou o desenvolvimento no Templo Guaracy, zona sul, São Paulo, onde fez camarinhas e cursos para fundamentos exclusivos da Umbanda.

Em 1982, Erick iniciou-se (feitura) na religião Batuque do Rio Grande do Sul, conhecido como Nagô do Rio Grande do Sul, pelo falecido Babalorixá Luis Carlos da Oxum, SP, filho do Babalorixá Cleon de Oxalá, Porto Alegre.

Em 1989, o babalorixá Erick Wolff∞ de Oxalá recebeu o seu apronte (cargo de sacerdote) pelas mãos do Luis Carlos da Oxum em 05 de julho de 1989.

Em 1995, o Babalorixá Luis Carlos da Oxum faleceu, em setembro de 1995 deu uma obrigação de Bará a Oxalá, na no Reino de Oxalá (POA) nas mãos Baba Cleon de Oxalá (avô religioso).

Em 1999, o babalorixá Erick Wolff∞ de Oxalá, foi para a mão do Babalorixá Agnaldo de Xapanã (Porto Seguro), filho da Ialorixá Julia de Xapanã (póstuma), Recife, iniciada pela Ialorixá Neuza de Iemanjá (póstuma), Porto Alegre, Nação Batuque do RS, tradição Kambina.

Em 2005 Erick Wolff recebe a sua MTB (registro para jornalista profissional), onde se deu o início para os estudos e registros sobre a cultura afro-brasileira, africana e afro-sul.

Em 2008 Inaugurou o blog Ilê Axé nagô Kóbi, atualmente possui mais de 757,983 acessos.

Em 2009 O Babalorixá Erick Wolff∞ Oxalá criou a revista on-line Olórun, que registra e reconhece trabalhos acadêmicos ou de autores do segmento afro religioso; http://www.olorun.com.br 

Em 2019 Erick Wolff lançou o livro KANBINA: ORIGENS IORUBÁ E CONTINUIDADE NO BATUQUE DO RS, um trabalho de 10 anos recolhendo informações e dados para seguir os rigores acadêmicos, este livro conta a história da Kanbina (tradição do Batuque do Rio Grande do Sul) e a sua origem, fazendo um paralelo com o Ioruba e seus costumes; https://iledeobokum.blogspot.com/2019/12/kanbina-origens-ioruba-econtinuidade.html


FORMAÇÃO ACADÊMICA

Formado em 2022, Marketing Digital.

Pós-graduado em 2023, Gestão de Negócios.

Pós-graduado em 2023, História e Cultura Afro-brasileira.

Presidente Regional da FOESP Rio Grande do Sul - Associação Religiosa Federativa de Direitos Humanos, Cultura e Religião Africana.


MÍDIAS SOCIAIS

Tiktok @erick_wolff8

Instagram

Youtube

Facebook

TIKTOK ERICK WOLFF