sábado, 12 de agosto de 2017

DEVOTOS CELEBRAM EM 20 DE AGOSTO "O DIA DO ORISA", NO ESTADO DE OYO, NIGÉRIA

Publicado na Página do Alaafin (Dr.) Olayiwola Adeyemi III, na data de 12/08/2017.

Alayeluwa Oba (Dr.) Olayiwola Adeyemi III, O Alaafin Oyo, reuniu os Governantes Tradicionais no Estado de Oyo para apoiar a Sagrada Religião Yoruba Antiga de Orixá.


O Alaafin de Oyo juntou-se a Olubadan, Ona Onibode de Igboho, Oni Ilua de Ilua, Eleruwa, Aseyin de Iseyin, Aare of Ago Are, Asawo de Ayete, Olu de Igbo-Ora, Onisemi de Iseme-Ile, Akibio de Ilora, Ibakisi Oloje de Oje-Owode, Onigbope de Ibope, Sepeteri, Saki, Ogbomoso, entre outros, para comemorar este dia em cada cidade.

Na quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017, os membros honoráveis ​​da Casa de Assembleia do Estado de Oyo levantaram uma moção e resolução da Câmara para solicitar ao corpo executivo do governo que reservasse um dia de feriado para os adeptos da Religião dos Orisa.

Com o reconhecimento concedido às 2 religiões existentes pelo governo do Estado de Oyo, ou seja, o cristianismo e o islamismo, é pertinente observar que o reconhecimento dado ao cristianismo e ao islamismo é fisicamente pronunciado com a declaração de um determinado dia ou data para a observância de um dia festival para os adeptos dessas duas religiões, que por turnos são observados por todos como um feriado público e a lei aprovada é perante o Governador Executivo do Estado de Oyo ,para aprovação final.

Citando o Alaafin de Oyo: 
"A civilização iorubá, ao contrário de outros, tem seu sistema de conhecimento e uma religião hoje amplamente aceita e praticada em outras partes do mundo, especialmente na diáspora africana apesar do fato de que, ao contrário de outras religiões, não proselitismo. 
Há muito tempo descobri que o Patrimônio Cultural Yoruba e o sistema de valores são ferramentas fortes em nossos esforços para promover e utilizar a diplomacia cultural para o desenvolvimento em África.
A Nigéria deve beneficiar-se da boa vontade e dos interesses de uma população em expansão de praticantes da religião iorubas que hoje estão rejeitando outras religiões e estão em extrema necessidade de uma religião com a qual possam se conectar na busca de identidade e desenvolvimento espiritual. ” 



Fonte do artigo - https://www.facebook.com/alaafinoyo/photos/a.322566881203723.1073741828.317108578416220/1237201533073582/?type=3&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF